CAPSAD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Os CAPS são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente. Os centros oferecem um atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne médicos, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros especialistas. O serviço é diferenciado para o público infanto-juvenil, até os 17 anos de idade, através do CAPSi, e para pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas pelo CAPSad.
O encaminhamento para os CAPS pode ser realizado através de demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, após uma internação clínica/psiquiátrica, ou ainda por indicação da assistência social ou por ordem judicial. O tratamento pode ser feito de forma individualizada ou coletiva, através de oficinas e grupos terapêuticos.
Os CAPS funcionam de segunda a sexta, com atendimento das 8h às 17h. Algumas unidades possuem também acolhimento noturno, durante os sete dias da semana.
A Prefeitura do Rio conta com 13 Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), 4 Centros de Atenção Psicossocial Álcool Drogas (CAPSad) e 7 Centros de Atenção Psicossociais infantis (CAPSi), totalizando 24 unidades especializadas próprias. Outras 3 das redes estadual e federal completam a rede de 27 CAPS dentro do município do Rio de Janeiro.
CAPSad III – atendimento 24 horas (diurno, noturno e nos finais de semana)
CAPSad III Miriam Makeba
Área de atendimento: Bonsucesso, Ramos e Maré (AP 3.1)
Rua João Torquato, 248 – Bonsucesso
Tel.: 3889-8441
CAPS II – atendimento diário de adultos
CAPS II Fernando Diniz
Área de atendimento: Olaria, Ramos, Bonsucesso (AP 3.1)
Rua Filomena Nunes, 229 – Olaria
Tel.: 2590-3892 / 3867-1319